segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Iluminação (parte II)

A escolha da lâmpada para cada ambiente como vimos, é muito importante, mas não podemos esquecer a localização das luzes, fator este, que pode mudar completamente o local. Com o passar do tempo o homem foi criando várias possibilidades para uma boa iluminação, e com o auxílio de abajures, arandelas, balizadores, lustre e trilhos de luz, podemos deixar os cômodos da casa cada vez mais confortáveis, não deixando de atender às necessidades de cada espaço. Abaixo algumas informações sobre cada tipo de luminárias citadas:

Abajures

Possuem uma iluminação limitada, servem para destacar um objeto ou para a leitura, por exemplo. Porém possuem os mais diversos modelos.







 Arandelas

São luminárias fixadas nas paredes, possuem uma luz concentrada e podem ser utilizadas em ambientes internos e externos, porém não são indicadas para a cozinha, escritório e sala de jantar.






Balizadores

Servem para orientação, determinam um caminho e são indicados para entradas, escadas e jardins.







Lustres

Por mais simples que sejam, o lustres tendem a chamar a atenção. A possibilidade de criação está se ampliando cada vez mais, as boas ideias e o bom senso podem trazer um diferencial para cada projeto. Apesar desta liberdade de criação, é necessário ficar atento, o lustre deve ser proporcional ao tamanho do ambiente.






 Luminárias em trilhos

Usadas quando há necessidade de pontos de luz a longa distância e normalmente possuem lâmpadas halógenas.






Retirado de:

E.i - Elétrica.info
Terra - Viva cada toque
Uol - casa e imóveis
Portal São Francisco
Iluminar - luz e estilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário